domingo, 8 de março de 2015

PESCA NO RIO GOIANA EM AMEAÇA.


 O desenvolvimento da pesca artesanal, no rio Goiana, mais uma vez é ameaçada, pela contaminação industrial. Nos anos 70, 80,90 e nos anos 2000, a maior fonte poluidoras era das agroindústrias (Usina Santa Tereza e Usina Maravilha), também era alarmante a mortandade de peixes provocados pela poluição da indústria de papelão.

foto 01: Cor da agua após a BR 101

Iniciamos o ano de 2015, com outra grande mortandade de peixes, pela contaminação das águas. Em janeiro e fevereiro nós pescadores denunciaram aos órgãos ambientais de fiscalização (CPRH, CIPOMA e ICMBio através da gestão da RESEX Federal Acau Goiana), a poluição do rio provocada pela KLABIN no final de janeiro. Afirma o pescador e presidente da colônia z - 14 .



Adicionar legenda
Segundo retorno da Ouvidoria da CPRH, em resposta a denuncia dos pescadores, ”... transcrevemos a manifestação da área técnica, através do que se segue: "Foi realizado vistoria na localidade em 27/02/2015. No momento da vistoria não foi observado a mortandade de peixes. Quanto ao lançamento de efluentes industriais, a empresa KLABIN- Unidade Goiana assumiu a responsabilidade, alegando um acidente na nova máquina de papel. A empresa já apresentou defesa ao CPRH, conforme Protocolo nº 001585/2015. "conforme resposta enviada pela Unidade Integrada de Gestão Ambiental em Nazaré - UIGA NAZARÉ, em 02/03/2015.”


foto 02: Peixe Traíra morto pela poluição (05/03/2015)
Foto 03: Peixe Camurim Robalo, encontrado morto no estuário do Rio Goiana.
 
Após interpelação da comunidade via e-mail a ouvidoria da CPRH, informou  que: “Informamos que reencaminharemos a denúncia a Unidade Integrada de Gestão Ambiental de Nazaré - UIGA NAZARÉ, para que possam realizar nova fiscalização e tomarem as ações cabíveis conforme a Legislação Ambiental. Aproveitamos para solicitar a anexação de fotos, caso seja possível, para incluirmos na formalização da denúncia e repassarmos subsídios de provas aos fiscais para que continuem a instrução do processo que está em curso nesta Agência, sob protocolo 01585/2015.”
Enquanto que o ICMBio através da equipe gestora da RESEX ACAU GOIANA, não tomou posicionamento frente a denuncia da comunidade. Segundo repasse da comunidade de Baldo do Rio, o ICMBio colocou que não poderia comparecer a comunidade por que não tinha transporte disponível, e que a Industria KLABIN está situada fora da área da unidade de conservação.
A região do litoral norte de Pernambuco e o litoral sul da Paraíba, com o foco do desenvolvimento industrial para a região, seja pela indústria automotiva como a FIAT, como também, a implantação e ampliação das indústrias mineraria da região: Itapessoca, Brennand, Larfage. Entre outras indústrias na região.











 Com o avanço dos grandes empreendimentos na região, e lentidão no atendimento dos órgão de fiscalização e controle ambiental (ICMBio, CPRH, CIPOMA), os pescadores veem com grande descrédito a atuação desse órgãos. Pescadores e pescadoras pedem pela conservação dos estuários dos rio Goiana e Megaó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário