sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

TAUS Beneficiara mais de 100 pescadores Artesanais no Litoral Norte de Alagoas


"Persistência", essa palavra defini bem, as comunidades de pescadores e pescadoras tradicionais do município alagoana de Porto de Pedras. As comunidades depois de passarem por vários problemas de acesso aos ranchos/palhoças de pesca, onde alguns áreas foram criminosamente destruídas  em 2014 e varias outras tiveram o acesso interrompido por cercas de arames farpados, conforme o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais observou durante visita em setembro de 2015.
Após 02 anos de lutas, a SPU reconheceu as áreas classificadas dentro do patrimônio da união com  terrenos de marinha e acrescidos de marinha. Locais esses ocupados pelas comunidades de pescadores e pescadoras tradicionais a anos, com suas palhoças e áreas de manutenção de embarcações e de outros apetrechos de pesca.



Pelas Portarias da SPU: 241, 242,243,244,245, de 18 de dezembro de 2017, publicada na edição nº 243 do DOU no dia 20.12.2017. As áreas conforme Georreferenciamento apresentados nas referidas portarias, passam a ser de interesse publico e será destinada à instalação de equipamento de apoio a atividade extrativista das comunidades tradicionais de pescadores artesanais e beneficiara mais de 200 pescadores das comunidades de: Praia de Tatuamunha, Praia da Lages, Praia do Patacho, e centro de Porto de Pedras.  

Ontem, 21 de dezembro, o presidente da Colônia Z 25 de Porto de Pedras/AL, como representante dos pescadores, assinou conjuntamente com o Superintendente da SPU em Alagoas, os Termos de Autorização de Uso Sustentável em favor dos pescadores e pescadoras artesanais.

É bom lembras que muitos tiveram envolvidos nesse processo de luta e persistência dos pescadores e pescadoras de Porto de Pedras, como: Colônia de Pescadores Z 25, Conselho Pastoral dos Pescadores NE 02, CONAPACC, Fórum Socioambiental, Prefeitura de Porto de Pedras e outros lutadores do povo.
abaixo, fotos do momento da assinatura dos Termos de Autorização de Uso Sustentável (TAUS), entre o Presidente da Colônia de Pescadores Z 25 de Porto de Pedras e o Superintendente da SPU Alagoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário